Você sabe o que é PLA?


O PLA (também chamado de PDLA, PLLA), ou melhor dizendo, poliácido láctico, é um polímero sintético termoplástico que vem substituindo os plásticos convencionais em diversas aplicações. Para se ter uma ideia, ele pode ser usado em embalagens alimentícias, embalagens cosméticas, sacolas plásticas de mercado, garrafas, canetas, vidros, tampas, talheres, frascos, copos, bandejas, pratos, filmes para a produção de tubetes, filamentos de impressão 3D, dispositivos médicos, tecidos não-trançados e outras coisas mais.


Ele possui esse nome porque é formado por várias cadeias de repetição do ácido lático (composto orgânico de função mista - ácido carboxílico e álcool). Esse ácido é aquele que é produzido pelos mamíferos (incluindo nós humanos) e também pode ser obtido diretamente pelas bactérias - nesse caso, o processo é um pouquinho diferente.


No processo de produção do PLA, as bactérias produzem o ácido lático por meio do processo de fermentação de vegetais ricos em amido, como a beterraba, o milho e a mandioca, ou seja, é feito utilizando fontes renováveis.


Mas não podemos confundi-lo com o plástico de amido, conhecido como amido termoplástico, pois no processo de produção do PLA o amido é usado simplesmente para se chegar ao ácido lático. Diferentemente do plástico de amido termoplástico, que tem o amido como matéria-prima principal. Desses dois tipos, o PLA é vantajoso por ser mais resistente e se parecer mais com um plástico normal, além de ser 100% um plástico biodegradável (se dispuser de condições ideais).

#impressao3d

#uberlandia3d

#thingsdecor

51 visualizações

©2018 by Things Decor Impressão 3D. Proudly created with Wix.com

Raft 3D

CNPJ: 36.436.469/0001-15

contato@thingsdecor.com.br

Cel/Whatsapp (34)9 9661-2940

Av. Floriano Peixoto 1615 Uberlândia - MG

Redes Sociais

  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram